sábado, 29 de janeiro de 2011



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Históricos do 1º ao 6º Belô Poético.

Histórico 1º belô

O primeiro Encontro que aconteceu nos dias: 08, 09 e 10 de julho de 2005 - no Instituto de Educação de Minas Gerais teve como tema “A Poética que não segrega”.
Na abertura oficial foram homenageados:
Aroldo Pereira (Montes Claros/MG), poeta e idealizador do Psiu Poético – Salão Nacional de Poesia de Montes Claros/MG;
Adolfo Maurício Pereira (Cruzília/MG), poeta e idealizador do Encontro Estadual de Escritores em Minas Gerais;
Ademir Antonio Bacca (Bento Gonçalves/RS), poeta e idealizador do Congresso Nacional de Poesia de Bento Gonçalves/RS;
Zanoto (Varginha/MG), Poeta, autor da Coluna “Diversos Caminhos”, Jornal Correio do Sul – Varginha/MG;
Paulo Leão (Rio de Janeiro/RJ) - Homenagem póstuma – poeta de intensa sensibilidade e rebeldia que fez história no meio poético Beat de Belo Horizonte.
Os idealizadores do Belô, cientes de que ao reunir vários poetas pensantes muitas lógicas iriam sobrepor-se, decidiram articular no primeiro momento quatro Mesas-Redondas; para que discursadores e plateia - plateia e discursadores em seus antagonismos e lógicas diferentes, que, ao mesmo tempo pudessem ser complementares ou não, iniciassem um processo de participação e exercício de complexificação, para começarem a apreender poeticamente a problemática global da qual todos fazem parte e com isso já se organizarem para os próximos Encontros que iriam ampliar-se cada vez mais em suas temáticas.
O tema da primeira Mesa, portanto, foi: “A Importância dos Movimentos Poéticos e a Atuação dos Poetas nestes Movimentos, na Atual Conjuntura Política Brasileira, seguido da “Editoração Literária e a Globalização”. Na sequência: “A Poesia como Profissão e Relatos de Experiências sobre as Produções Literárias Independentes”.
Na noite de sábado os poetas marcaram presença no Arraial de Belô – Festança popular em homenagem a São João. Confraternização e encerramento.



HISTÓRICO 2º BELÔ

No segundo Encontro, os poetas estavam mais sensibilizados para a problematização e descondicionados a ouvir, somente. Tiveram uma excelente participação. Cresceram muito com o 2o Encontro, o qual aconteceu de 14 a 16 de julho de 2006 e teve como tema “A poética de mãos dadas com o pensamento complexo”. Este contribuiu para o exercício da reflexão e análise do todo.
Na abertura oficial foram homenageados os poetas:
› Tadeu Martins Soares (Belo Horizonte/MG) - poeta, cordelista e primeiro incentivador do Belô Poético Encontro Nacional de Poesia;
› Luiz Carlos Abritta (Belo Horizonte/MG) - poeta, escritor, Presidente da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais e da União Brasileira de Trovadores em Minas Gerais UBT/MG;
› Francisco de Assis Nascimento (Goiânia/GO) - poeta e Presidente da Casa do Poeta Brasileiro da cidade de Goiânia/GO;
› Ilma Fontes (Aracaju/SE) - poeta, escritora, roteirista de cinema e editora do jornal “O Capital, de Resistência ao Ordinário”;
› Antônio Roberto Fernandes (Campos dos Goytacazes/RJ) - poeta, trovador e escritor, criador do Café Literário e Mamadeira Literária, em Campos dos Goytacazes/RJ;
› Arlindo Nóbrega (São Paulo/SP) - Poeta e trovador, presidente da FEBAC Federação Brasileira dos Alternativos Culturais;
› Adão Ventura - Homenagem póstuma - (Santo Antônio do Itambé, no Serro/MG) - poeta que abraçou a poética da negritude, autor de, entre outros livros, “A Cor da Pele”.
Na sequência a palestra: “A poesia numa perspectiva do Pensamento Complexo”, com Dilma Froes (Belo Horizonte/MG), professora e pesquisadora de Práticas Inclusivas, membro do NEPPCOM (Núcleo de Estudos e Pesquisa do Pensamento Complexo-FAE/UFMG).
Seguida de Peformance e momento musical com Wagnér Santo.
No dia seguinte aconteceu a Mesa - Redonda “Diversidade e as múltiplas linguagens poéticas”.
Na sequncia: Momento Poético-Musical e A Poética ao Avesso (diálogos sobre a irreverência poética).
A Atividade Externa - A poesia como um exercício de cidadania - Bate papo dos poetas participantes do Belô, com os alunos da “Oficina Bloco Escola Tambolelê” - Local: Oficina Bloco Escola Tambolelê, Rua Passo Fundo nº 124, Bairro Novo Glória\BH.
Como no ano anterior, os poetas marcaram presença no Arraial de Belô.
No domingo, aconteceu a primeira Teia Poética - intervenções poéticas e performáticas.
Confraternização e Encerramento.
Durante todo o evento houve a exposição dos quadrinhos da personagem “Katita”, criada pela poeta e escritora Anita Costa Prado, de São Paulo/SP, mostra de cordéis do poeta Olegário Alfredo, de Belo Horizonte/MG e dos cordéis dos poetas Maria Morais de Brasilândia de Minas/MG e Arlindo Nóbrega de São Paulo/SP, além de divulgação de livros e CDs de poesia dos participantes e os melhores momentos do 1º Belô Poético 2005.


Histórico 3o Encontro

No 3o Encontro que aconteceu de 12 a 15 de julho de 2007 e teve como tema: “a Poética em Sintonia com a Ética do Discurso”. Neste, a solidariedade prevaleceu sob a influência da justiça, da verdade e da veracidade. Todos os poetas co-participaram de forma maravilhosa e assumiram com desprendimento, responsabilidade e desejo as inúmeras atividades que foram:
Homenagens às personalidades que contribuem ou contribuíram com a poesia brasileira.“Exposichão” - Projeto idealizado durante o II Belô Poético pelo poeta Dinovaldo Gilioli e Deuci Napoleão Gilioli (Florianópolis/SC) Exposição do trabalho da artista plástica Isa de Oliveira (Contagem/MG) Mostra do Painel “Poeta Márcio Carvalho - Vida e obra” Lembrando que este Evento foi dedicado a memória do poeta Márcio Carvalho.
Homenageados: Greudo Catramby: (Rio de Janeiro/RJ), idealizador e realizador, na década de 70, da 1a Feira do Livro em Belo Horizonte /MG, portanto, pioneiro na criação de feiras do Livro na Capital mineira. Tânia Diniz: (Dores do Indaiá/MG), poeta e escritora que há 18 anos publica o “Jornal Mural Mulheres Emergentes” aproximando poetas de todo o mundo. Artur Gomes: (Campos dos Goytacazes/RJ), poeta que ao longo dos seus 34 anos de carreira literária, vem enriquecendo o Brasil culturalmente, ao ministrar oficinas de poesia para crianças, jovens e adultos de norte ao sul do país. Maria Morais: (Brasilândia de Minas/MG), em sua cidade, uma das incansáveis articuladoras do Projeto “Porto Poético”, o qual teve significativa contribuição e reconhecimento do Ministro da Cultura Gilberto Gil. Nelson Fachinelli - Homenagem póstuma - (Porto Alegre/RS), idealizou e co-fundou várias entidades, entre elas, a Casa do Poeta Rio-Grandense, Casa do Poeta Brasileiro, Casa do Poeta Latino-Americano, Grêmio Literário Castro Alves e União Brasileira de Trovadores. Apresentação do Grupo Cênico Poético “Poesia Simplesmente” (Rio de Janeiro/RJ).
A palestra da noite teve o tema: A ética do discurso no contexto poético”com Rodrigo Marcos de Jesus (Belo Horizonte/MG).
Coquetel de Lançamento dos livros:“Poetas En/Cena 1 - uma reunião de poemas dos poetas brasileiros.

Atividades externas: “A poesia como um exercício de cidadania”Local: Espaço Criança Esperança (Rua Desembargador Mário Matos nº 576/Serra-BH.
Na sequência, almoço dos poetas no restaurante popular/BH.
Após o almoço: “Poesia: Memória e Ação”
Palestra “A poética de Conceição Evaristo”com Cecy Barbosa Campos (Juiz de Fora/MG), poeta, escritora, bacharel em Direito e Mestranda em Letras (Teoria da Literatura).
As Intervenções poéticas: “Ais” Wilmar Silva e Luiz Edmundo Alves (Belo Horizonte/MG).
Um pouco sobre Guimarães Rosa com o sociólogo e escritor Newton Emediato Filho (Belo Horizonte/MG).
Grupo Cênico - Poético Virus Mundanus (Belo Horizonte/MG).
Momento Poético:“Os caminhos de Guimarães Rosa”com Rosa Helena Pimentel, Glaysson Astoni e Grupo Quiálteras (Belo Horizonte/MG).
A noite aconteceu o Sarau poético. No dia seguinte: Mesa-redonda “A Ética do discurso, a poesia e a sociedade atual”; Mesa-redonda “O poeta, sua poesia e a poesia do outro, numa perspectiva da Ética do discurso”.
Teia Poética -Intervenções poéticas e performáticas.
Encerramento com passeio turístico à Congonhas/MG - Patrimônio Cultural Mundial. A recepção em Congonhas ficou a cargo do gestor cultural, Zezeca Junqueira.
Durante o Encontro uma Stand da Febac – Federação Brasileira de Alternativos Culturais foi instalada para a filiação dos órgãos de imprensa alternativa.

Histórico 4º Encontro

Do dia 10 a 13 de julho de 2008, Belo Horizonte recebeu poetas de 9 estados brasileiros, além de Portugal. O IV Belô Poético – Encontro Nacional de Poesia de Belo Horizonte fez uma comunhão poética entre o Distrito Federal, Goiânia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Portugal.Os colaboradores estavam em forte sintonia e tudo transcorreu com muito ânimo, calor de satisfações e trabalho, muito trabalho, gratificante e imprescindível. As atividades previstas na programação foram desenvolvidas com total entusiasmo, comprometimento e empenho. Um exercício de oportunidades e emoções.

Os organizadores do "Belô" se emocionaram com o despojamento, percepção, comprometimento e solidariedade do poeta português, Fernando Aguiar, o qual envolveu-se nas atividades da programação do Belô, nas quais, ora ele foi o protagonista, ora público participante. Foi raro não vê-lo durante o Encontro, pois esteve na abertura oficial, caminhada literária, relato de experiências; falou do seu processo poético, ao lado do jornalista Alécio Cunha; marcou presença no Circuito de Opiniões, no chá da tarde, na Teia Poética e finalmente no Passeio a Sabará. Realmente foi o poeta que deu o maior exemplo de contribuição ao evento.
Na abertura do dia 10/07, foram feitas as homenagens aos poetas: Helton Gonçalves de Souza, precursor de programas de TV no Brasil, sobre literatura brasileira, criador e realizador do programa “Vereda Literária”, na TV Top Cultura; Selmo Vasconcellos, editor da página cultural do jornal Alto Madeira, de Rondônia; Terezinka Pereira, poeta mineira, radicada nos Estados Unidos da América, presidente da IWA – International Writers and Artists Association, a qual luta pela paz, com poesia e filosofia durante as suas viagens por vários países; Wagner Torres, poeta mineiro e primeiro presidente do Sindicado dos Escritores de MG; José Afrânio Moreira Duarte, poeta, escritor e crítico literário, um dos grandes incentivadores de escritores iniciantes, falecido em 03/06/2008; e Waldir P. Carvalho, poeta, escritor, historiador, radialista e alfaiate, autor do livro, entre outros, “Gente que é nome de rua”, falecido no final de 2007.
O ponto alto foi a performance “POESIA-AÇÃO NO BELÔ” com o poeta português Fernando Aguiar, que com sua irreverência agradou a todos. Rodrigo Marcos de Jesus proferiu logo após, uma palestra com o tema: “A poética que descortina o homo complexus”, tema do Encontro neste ano. Num momento de descontração, o cantor e poeta Thelmo Lins (Belo Horizonte/MG) e o Grupo Chega de Saudade de Itabirito (MG), interpretaram poemas musicados de Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meirelles. No fundo do palco ficaram expostas as “Mandalas Poéticas” da artista plástica mineira, Regina Ximenes (Belo Horizonte/MG).Dia 11/07, sexta-feira, a manhã ficou por conta do Exercício Poético de Cidadania no Espaço Interativo Galbarte, do Hospital Psiquiátrico Galba Veloso – à rua Conde Pereira Carneiro Nº 364 – Gameleira.
Às 14 horas aconteceu a palestra “Longino e Carlos Drummond de Andrade” com o poeta Luiz
Zanotti, do Paraná. Às 15 horas foi à vez do Grupo Contar-te da UFMG se apresentar, seguido de relatos poéticos coordenados pelo poeta brasiliense Luiz Carlos Cerqueira. De 19 às 22 horas os poetas se confraternizaram no Sarau Poético e lançamento da antologia “Poetas Em/Cena 2” , no Status Café Cultura e Arte.
Sábado, dia 12/07 os poetas fizeram uma caminhada literária pelos pontos históricos-turísticos de Belo Horizonte.
À tarde, às 15 horas, o poeta e jornalista Alécio Cunha conversou com o poeta português Fernando Aguiar, cujo tema foi: o poeta e o seu processo de criação. Às 16: 30 horas houve uma parada para o chá da tarde, voltando às 16h20 com o Circuito de Opiniões sobre as Faces do Homo Complexus Poeta, que foi aberto com uma performance do poeta Artur Gomes.. Às 20 horas deu-se início a “Teia Poética”. Domingo, dia 13/07, os poetas participaram das oficinas lideradas somente por mineiros: “Aprendendo a fazer um livro artesanal” com Léa Lu e “Poesia de Quintal: cheiro, cor, sabor e amor”, com Inêz Alves e Diowani Mendonça. A abertura foi do poeta e ator Deomídio Macedo, interpretando seu personagem Velho Baltazar. Na parte da tarde, para encerrar o Encontro, os
poetas foram à histórica cidade de Sabará.

Histórico V Belô


Palco vazio. Cadeiras vazias. Hoje é dia 13 de julho de 2009. Depois de quatro dias de poesia e calor humano, todos voltam para suas casas e nós só faremos o mesmo, quando tudo estiver de volta em seu lugar. Imagens começam a surgir como fumaça gerando lembranças. Primeiro todo um trabalho preparativo de quase seis meses, na tentativa de fazer o melhor para todos os poetas que vem acreditando nessa proposta poética experimental. Muito trabalho, gratificante e imprescindível. Os colaboradores mais uma vez estiveram em forte sintonia e tudo transcorreu com muito entusiasmo, calor de satisfações e comprometimento.
De fato um exercício de oportunidades e emoções.
Entretanto, a cena mais significativa do 5º Belô Poético foi a despedida do poeta português José-Alberto Marques que, emocionado com tudo que vivenciou nesses quatro dias de poesia, chorou como criança ao voltar para Portugal.
Foram desenvolvidas as seguintes atividades: Homenagem as Personalidades que contribuem ou contribuíram com a poesia brasileira.
Joanyr de Oliveira – Poeta, escritor – um dos fundadores da Academia de Letras de Brasília e da ANE-Associação Nacional de Escritores/DF. Organizador do livro “Poetas de Brasília” (1962), primeira obra literária editada no DF - Brasília/DFAmadeu Rossi Cocco* - Dono da Livraria do Amadeu, o primeiro e mais tradicional sebo de Belo Horizonte. “Ajudou várias gerações de escritores e leitores a encontrar livros raros e difíceis”. - Belo Horizonte/MGLuiz Zanotti – Doutorando em Teoria Literária pela UFPR, diretor teatral, dramaturgo, compositor e escritor. Idealizador do Campoesia - Campo Largo/PRGrupo Lesma – Liga Ecológica Santa Matilde. Idealizadores e realizadores do Abril Poético– Conselheiro Lafaiete/MGMaria Clara Segobia – Poeta e ativista cultural. Coordenadora geral do Proyecto Cultural Sur/Brasil- Núcleo Porto Alegre. Secretária Executiva do XVII Congresso Brasileiro de Poesia, Bento Gonçalves/Porto Alegre. – Porto Alegre/RSMário Jorge (Póstuma) - (1946 -1973) Poeta que através de sua poética lutou contra as desigualdades sociais no Brasil e em parte do mundo, em especial contra a ditadura militar brasileira - Aracaju/SE. *A comunicação da homenagem foi feita ainda em vida, ao Sr. Amadeu, pelo poeta Rogério Salgado. Infelizmente o velho Amadeu encantou-se em abril de 2009.
O poeta José-Alberto Marques (Portugal), realizou a apresentação de abertura: “Retrato do Poeta Enquanto Corpo Inteiro” Os poetas Sebastián Moreno e Laia Ferrari (Argentina). Apresentaram na sequencia a performance: “DOS GOTAS y un impermeable”Nas Trilhas da Literatura foi o maravilhoso Momento Musical com Zebeto Correa e Caio Junqueira Maciel .
Para fechar a cerimônia de abertura, o poeta e artista plástico: Beto Moreira presenteou os realizadores do evento com uma bela pintura e convidou a todos para apreciarem a exposição de sua arte.
Durante todo o Encontro o público presente pôde apreciar as seguintes exposições: poemas e fotos do poeta Antônio Roberto Fernandes, exposição de Haikais organizada por Tânia Diniz, poeta e editora do Jornal Mural Mulheres Emergentes e banners poéticos do grupo Barkaça/Divinópolis/MG.
Na sexta-feira, 10 de julho, prela manhã, aconteceu o Percurso Turístico e Literário pelo Conjunto Arquitetônico da Pampulha com Lívio Santos Soares (Graduado em Turismo/UFMG).
À tarde de sexta, a tradutora e agente cultural, Ana da Cruz (MG) realizou uma importante palestra sobre Direitos autorais.
À noite os poetas se expressaram no Rivisitato Restaurante do Sanfrancisco Flat, onde aconteceu o Sarau Poético, com Mostra de Performances e Lançamento de livros.
No dia 11 de julho aconteceram as atividades paralelas: entre elas, o lançamento dos seguintes livros Infantis:
Adriel – Autora: Elza Teixeira de Freitas/Ilustrações Aldaísa Cardoso de Freitas. Aline Editora e Artes Gráficas Ltda
Rainha Vitória – Autora: Iara Alves/ilustração: Amanda Sousa de Oliveira.
Mamãe, Amanhã é Hoje? – Autora: Iara Alves/ilustração: Beatriz Lacerda Morais. Ambos pela Editora Álamo.
E a Poesia como um Exercício de Cidadania no Hospital das Clínicas da UFMG.
Na parte da tarde aconteceu o Mini Seminário, no qual foi abordado o tema: A poesia pode curar? Na sequência foram feitos relatos dos poetas presentes, sobre seu bem-estar, após participarem de movimentos poéticos. A coordenação ficou a cargo do antropólogo Luiz Carlos de Oliveira Cerqueira -Poeta e Membro da ANE – Associação Nacional de Escritores/DF.
Em seguida o Circuito de Opiniões e Conhecimentos que teve como tema: Há limite para a emoção e técnica nas produções poéticas? Entre os palestrantes: Eugênio Magno, Marcos Freitas, e Fernando Fábio Fiorese.
À noite aconteceu a Teia Poética: Intervenções poéticas e performáticas.
Após o encerramento oficial, os poetas participaram da atividade extra programação que foi: O Passeio turístico no Centro Histórico de Ouro Preto/MG – com recepção do Poeta Beto Moreira, na Pousada: “ Pouso de Santo Amaro”.

Histórico VI Belô Poético

O VI Belo Poético aconteceu em total clima de festa, alegria e comprometimento, nos dias: 15, 16, 17 e 18 de julho de 2010.
Conforme comentou o Poeta Nicolas Behr: importante momento para trocas simbólicas e afetivas.


O Tema de 2010 foi: poetas unidos em prol do equilíbrio ecológico
“OU A GENTE SE RAONI OU A GENTE SE STING”.(Luiz Turiba)
O Editorial foi o seguinte:
Há décadas o universo clama por uma “sabedoria sistêmica”, a qual ressalta a necessidade do equilíbrio entre masculino e feminino; em que, entre outros: a cooperação esteja de mãos dadas com a competição, o sintético envolvido com o analítico, o receptivo em harmonia com o agressivo, o contrátil e o expansivo em constante diálogo ... Enfim, uma sabedoria que promova a união entre as diferenças e desperte o comprometimento, em todos, pela busca do equilíbrio ecológico do nosso planeta.
Rogério Salgado e Virgilene Araújo

Às 19h do dia 15 de julho de 2010 aconteceu a Homenagem às personalidades que contribuem com a poesia brasileira: Marcos Túlio Damascena, criador da Biblioteca Instituto Cultural Aníbal Machado (Borrachalioteca) em Sabará/MG; Francisco Assis Mattos (Professor Mattos), criador da Biblioteca Comunitária João Rodrigues de Mattos (CE); Movimento Paz e Poesia - Grupo de poetas que faz da poesia, instrumento de paz (MG); Grupo Realistas NPN e Hudson Carlos/Ice Band (Os Sobreviventes), ambos através do Hip Hop realizam trabalhos sócio-educativo-culturais, com crianças e jovens da periferia de Belo Horizonte (MG).
APRESENTAÇÃO DE ABERTURA:
20h Roda Poética: Luiz Turiba, Nicolas Behr Antônio Miranda, Ricardo Bezerra e Fernando Aguiar.
20h30 Babilak Bah com a performance: “Ou a gente se Raoni ou a gente se Sting”
21h Coquetel e Exposição “Aspectos Urbanos” da artista plástica: Iara Abreu.

Nos dias seguintes aconteceram: Exercício Poético de Cidadania
Local: Centro de Referência da População de Rua – Av. do Contorno nº. 10.852 – Barro Preto – BH.
Oficina - produção de papel artesanal e produtos recicláveis, com Rômulo Ferreira e Bárbara.
Relatos de experiências poéticas de todos os poetas presentes.
Sarau Poético.
Leilão Literário e Feirão de Livros.
Circuito de opiniões e conhecimentos
Teia Poética.

O encerramento foi no domingo, durante o Passeio Turístico em Inhotim: complexo museológico original, constituído por uma sequência não linear de pavilhões em meio a um parque ambiental. Suas ações incluem, além da arte contemporânea e do meio ambiente, iniciativas nas áreas de pesquisa e de educação. É um lugar de produção de conhecimento, gerado a partir do acervo artístico e botânico.

Vide Bula
Poesia é:
cor e ação
é rim
mas
também razão
é o ar que se respira
dizia Arnaldo
num canto de um quarto de ofício qualquer:
Pois é!
(Virgilene Araújo e Rogério Sagado)

Paz e saúde para todos nós.